segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Esse defeito chamado "juventude"...











Ouço e leio, a propósito de Francisco Rodrigues dos Santos o mesmo tipo de comentários que ouvi, há semanas, a propósito da novel senhora Primeira Ministra da Finlândia.

Ouvi-os (leia-se, os comentários) há umas semanas, e tive a quase "esperança" (passe a estupidez) de que fossem uma espécie de ato falhado daquela franja de entre os machistas - do sexo masculino e do sexo feminino - que tentam disfarçar o seu posicionamento e, quando não podem bater numa mulher com poder por ela ser mulher, arranjam outra desculpa qualquer... e, dessa vez, a desculpa teria sido os 34 anos da senhora...
O problema é que são (quase) precisamente esses os que, ontem e anteontem, apontam a juventude do rebatizado "Chicão" como "o" problema.

E percebo que estava enganado: é mesmo uma espécie de "fobia à juventude" que move essa corrente de pensamento e (pior!) de ação... corrente não necessariamente cheia de cãs, mas com alguma brancura lá pelo "quinto andar"...

Nos meus quase 44, já me não deixo que me incluam nem no "grupo dos jovens" nem no "grupo dos cotas": estou naquele limbo delicioso em que observo, embora (infelizmente) observe os velhos a apoucar os jovens, ao mesmo tempo que (felizmente) os novos tentam aprender e perceber melhor o mundo (também) com os seus mais velhos...

E fica-me um consolo: a avaliar pelo que vão sendo estes mais jovens (mil vezes menos "com a puta da mania" que os mais velhos que tiveram por "modelo"), acho que o mundo poderá ser um bocadinho mais decente quando estes mais novos forem os velhos dos meus sobrinhos...

PS: Próximo do pensamento político de Sanna Marin, com certeza! Nos antípodas do que pensa o novo presidente do CDS-PP, com a mesma certeza! Mas num ponto, são parecidos: são, felizmente, ainda jovens!


Sem comentários: