quinta-feira, 3 de abril de 2008

Quando o homem se faz animal...


Como saberão os que me conhecem, não propugno que os animais tenham direitos. Tenho pelo meu canito um amor quase humano, mas não esqueço que aquele "quase" faz toda a diferença.
Mas, quando li que um ser (que se diz, mas que é muito pouco) humano vai tentar voltar a matar um cão por inanição em breve, numa exposição de pseudo-arte contemporânea, fiquei com a sensação de que o meu estômago tinha dado mais voltas do que as que o estômago pode dar.
Querer conceder direito à vida a um animal é algo com que não concordo; querer matá-lo apenas "porque sim" incomoda-me muito.
Não pretendo pronunciar-me sobre a minha noção de arte. Deixo isso aos estetas e a quem tenha, mais e melhor que eu, reflectido sobre essa essência de nós enquanto comunidade.
Mas posso e quero pronunciar-me sobre a maneira como abordamos a nossa humanidade.
Não concebo um ser (que seja efectivamente) humano que maltrate um animal por “dá cá aquela palha”.
Quando sei que isso acontece, parece-me que o homem se faz animal…
E, porque a nenhum animal (e não mais porque tenha o aspecto de humano) sou capaz de fazer o que gostaria de fazer a esse (muito pouco) senhor, fica-me o consolo de já ter assinado a petição:
http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html

5 comentários:

Anónimo disse...

Chocante é dizer pouco. Chocante que ele o faça, mas, talvez, mais chocante que o deixem fazer. E que lhe dêem prémios por isso. E que o deixem repetir. Enfim, demasiado.

Anónimo disse...

Olá Ilustre Patrono!

Entre prazos, incidentes, execuções, oposições e afins, algumas horas de sono (que também é preciso) e alguma descontracção, lá consegui uns minutinhos para dar uma olhadela nesta tua estreia. Parabéns por teres sobrevivido à primeira vez e deves continuar porque estás a ir muito bem!

Em relação, ao post, é demasiado chocante para conseguir dizer alguma coisas, faço minhas as palavras da mariana.

Beijinhos.

rita paupério disse...

Pois a internet tem destas coisas... cá nos vemos na blogosfera!!

De dar voltas à barriga realmente!! Não consigo conceber sequer a ideia para tentar perceber...

E boa sorte para logo! Ontem correu muito bem! Na minha opinião modesta e muito imparcial!
:)

Evuska disse...

Repugnante.... de virar as tripas!
bjo

Anónimo disse...

Produto óbvio de uma sociedade cada vez mais orfã de valores e demasiado deslumbrada com a sua auto-(re)invenção. Não é 'apenas' chocante, é deveras ultrajante. Esse esteta de duvidoso gosto deveria ser sujeito ao mesmo tratamento que pretende dar ao infeliz animal. Mas enfim, age a coberto da sua liberdade artística.
Aquele abraço João. Continua o bom trabalho que tens vindo a desenvolver.

Vasco Macieira