terça-feira, 7 de março de 2017

Discordo do que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres...

A propósito de uma polémica que para aí anda, a propósito de uma palestra que era para ser dada pelo Prof. Nogueira Pinto, algumas notas (que, em consciência, me fazem faltam publicadas):
1. bem esteve quem quis ir a um estabelecimento de ensino propalar a sua ideologia: quem tem ideias deve expô-las, desde que não obrigue os outros a "engoli-las";
2. bem estiveram os estudantes que pressionaram a direção da sua escola para que o evento não acontecesse: é esse o papel de quem tem ideias: defendê-las! 
3. muito mal andou quem cancelou o evento: é de quem dirige e não de quem é dirigido que se espera respeito pela máxima de Voltaire "discordo do que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres"!
Em suma, que de um lado e de outro se tenha tentado fazer "lobby" demonstra, quanto a mim, que a Universidade Pública está sã e há nela a diversidade de pensamento de que precisa para se afirmar como o que deve ser: Universidade!
Lamento, sim, que a falta de liberdade de quem a dirige tenha tido estas consequências: fazer parecer uma casa onde há liberdade com muitas pseudouniversidades que para aí andam, onde só os que queriam organizar o evento têm lugar. 
Lamento, sim, que tão pouca gente ande preocupada com o facto de tanta "universidade" ser veículo de pensamento único...

Sem comentários: