quarta-feira, 16 de julho de 2014

PROTESTO NACIONAL de 15 de julho de 2014

Estive!
Estive com orgulho, envergando a toga que me honra e ciente de que aquele era um momento essencial ao Estado de Direito Democrático!
Estive porque os advogados me chamaram: ao contrário do que para aí dizem muitos (alguns com togas que deviam ser iguais à minha e não são!!!) a convocatória para o Protesto Nacional de 15 de julho de 2014 emanou de uma Assembleia Geral dos Advogados Portugueses, órgão da OA que deliberou livre e legitimamente a realização deste protesto (ao que sei, sem qualquer impugnação quer junto dos órgãos da OA, quer junto dos tribunais).
Estive por dever de cidadania: a profissão que decidi abraçar não é a coisa mercantilista que muitos querem fazer crer que é; o advogado que prometi ser é um advogado que defende o cidadão mesmo que essa defesa vá contra os meus interesses pessoais ou de classe; é um advogado que sabe que existe porque existe cidadão livre e libertador.
Estive, finalmente, pelo profundo respeito e consideração que tenho pela minha Bastonária, a Ilustre Advogada Elina Fraga: incansável e inquebrantável na luta pelos direitos dos cidadãos e da permanência desta república na condição de Estado de Direito Democrático, tenaz, eficaz no discurso, sabe estar no lado certo da barricada e eu não poderia deixar de estar ao seu lado num dia tão importante como o de ontem!
Por isso, mudo o tempo do verbo que usei este post e assumo publicamente um compromisso: ESTAREI!!!

Sem comentários: