terça-feira, 11 de outubro de 2011

PORQUÊ A LISTA A - Porto - Congresso dos Advogados Portugueses?

“PORQUÊ A LISTA A - Porto - Congresso dos Advogados Portugueses ?
Meus Colegas,
Ao contrário do que possam imaginar (ou do que “uns e outros” se tenham esforçado para fazer crer), o Congresso dos Advogados Portugueses só poderá ser um espaço de discussão livre e verdadeiro se todas as ideias, se todas as visões lá estiverem representadas.
Pensar que a “aristocracia” da advocacia do Porto (os que se autoproclamam como a “crème da la crème” dos advogados do norte) estão interessados em discutir o vergonhoso e aviltante atraso no pagamento aos colegas que colaboram no SADT ou em debater que modelo deve ter esse sistema de protecção jurídica aos menos afortunados é uma ilusão.
Pensar que esses (a quem ela tanto interessa, nem que seja porque lhes gera os quase-escravos a quem pagam 500€ (ou pouco mais) por mês para que sejam advogados por sua conta) estão interessados em discutir as formas de impedir a massificação da profissão e as maneiras de, em nome dos advogados, mas também (e acima de tudo) em nome dos cidadãos e do Estado-de-direito democrático, impedir que as portas do largo de São Domingos estejam abertas a tudo e a todos é mais que uma ilusão, é um erro.

Quem pensa que há, entre esses – que são os primeiros a querer e a promover todas as suas formas –, quem vá ao Congresso lutar contra a desjudicialização perigosamente crescente em Portugal, contra o afastamento dos advogados dos tribunais, local onde verdadeiramente há condições para que se faça justiça, vive, decerto, num mundo idílico e, com franqueza, é preciso que desperte do sonho em que estará a viver.

O Distrito Judicial do Porto vai, na próxima sexta-feira, eleger 84 delegados ao Congresso dos Advogados Portugueses. Os que desses saírem da Lista A vão exigir, com comunicações, com moções, com discussão que estes temas (que são os verdadeiros temas da advocacia hodierna em Portugal) sejam discutidos.

Por isso tenho a honra de integrar a lista que a Dra. Elina Fraga encabeça neste nosso Distrito Judicial do Porto, a Lista “A”
Porque quero discutir com advogados como eu o que verdadeiramente interessa: os advogados, a advocacia e a justiça.

É por isso que me atrevo a pedir-vos, meus colegas (e usando as palavras da nossa cabeça de lista), que voteis para permitir discussão, livre, independente e preocupada e não para dar condições a que se monte um “desfile de ‘bastonáveis’”.
Que voteis na (acima de tudo vossa) Lista Autor
Um bem haja a todos,

João Silva Carapeto”

Sem comentários: