terça-feira, 13 de abril de 2010

R'ais parta os liberais...

E isto porque fiquei a saber que o festival "tu cá tu lá" de que sempre gostei na minha terrinha passou (a partir deste primeiro ano de gestão PSD da CME) a ter bilhetes pagos.
Quero lá saber se o dinheiro reverte para quem actua no dito.
Quero lá saber se a Câmara recebe ou não seja o que for.
Eu gostava era de saber que, numa cidade ainda sem públicos como ainda vai sendo a minha, os poderes autárquicos se preocupavam em DAR cultura a quem dela precisa...
E era precisamente que o "tu cá tu lá" fazia: DAVA cultura...
E assim me apercebo de que é possível PSDizar a cultura...
Como dizia um amigo meu: chegou o tempo dos liberais. E, para os liberais, nem um peidinho se pode dar... se sai à borla é engano de certeza...
E, definitivamente, r'ais parta os liberais.

4 comentários:

Mariana disse...

Então vou-te explicar o que se passou, para veres que a culpa não é dos governantes (e tu sabes que eu me ensaio pouco para dizer mal da direita): o Tucá Tulá continua a comprar os espectáculos (ou seja, a pagar aos grupos). Mas este ano, pela primeira vez, deu a opção aos actuantes de fazerem bilheteira, com um tecto máximo de 2€. Quem quisesse cobrava, quem não quisesse não cobrava. O TPE achou que o princípio do Tucá Tulá sempre foi oferecer espectáculos à cidade e que, como tal, seria contra este ideal cobrar bilhete - e por isso não o fez. Mas quer-me parecer que foi o único grupo e que todos os outros aproveitaram logo para fazer mais dinheiro com a oportunidade. Enfim, uns com princípios outros com mais dinheiro para montar espectáculos. São opções.

*
mariana

JP disse...

Minha querida,
O facto de "apenas" se permitir não retira gravidade...
Creio eu...
J

Mariana disse...

Eu acho que retira alguma, sim. Deu-se liberdade de escolha aos grupos (que, como princípio, não me parece errado de todo) e estes fizeram o que acharam melhor. Critico mais quem cobrou, depois de tantos anos a saber do funcionamento do festival, do que quem deixou cobrar. O que cada um faz com a sua liberdade mostra-nos melhor quem são as pessoas.

JP disse...

Minha querida... É por o ser humano ser como que é na sua essência que a vivência societária impõe a eleição de quem corrija a natureza do seu íntimo e eduque a sua postura... e esta "educação" ensina o que eu não gostaria que ensinasse...
Por isso mesmo disse e repito: "r'ais parta os liberais"...